top of page

A população de quatis (Nasua nasua, Linnaeus, 1766) do Parque das Mangabeiras: convivências, adaptações e riscos sanitários. 

O Parque Municipal das Mangabeiras é uma área natural utilizada pela população como área de recreação, de desenvolvimento sociocultural, de educação ambiental e de ecoturismo, com grande diversidade de fauna e flora. O parque está situado na região sul de Belo Horizonte, Minas Gerais e faz divisa com três grandes bairros com diferentes situações socioeconômicas. Possui como animal símbolo, os quatis (Nasua nasua), que esta presente em alta densidade populacional no local devido a ausência de predadores naturais e da grande abundancia de alimentos, principalmente oferecida por visitantes, por moradores da região e restos deixados nas lixeiras distribuídas no Parque.

 

A proximidade e a interação entre os quatis, animais domésticos e humanos pode aumentar o risco de transmissão de doenças infecciosas e parasitárias entre as espécies e, sobretudo com respeito à população humana, aumentar a possibilidade de transmissão de agentes etiológicos com potencial zoonótico. O presente estudo tem como objetivo a  caracterização clínica e epidemiológica e controle das populações de cães e quatis da região. Este conhecimento do perfil epidemiológico tanto da população de quatis quando dos animais domésticos, que de alguma forma dividem  o espaço físico, é fundamental para implementação de programas eficazes de controle e erradicação de doenças e para a elaboração de políticas de saúde pública e animal e, igualmente, para o manejo e conservação dos quatis no Parque.

Escola de Veterinária da UFMG

Avenida Antônio Carlos 6627

Caixa Postal 567, Campus Pampulha

CEP 30123-970, Belo Horizonte, MG.

BRASIL

​Telefone : ​+55 31 34092084
Email : ecoas.ufmg@gmail.com

Siga-nos!

Fique sempre por dentro de nossas novidades através das redes sociais!

  • s-facebook
  • Twitter Metallic
  • s-linkedin
bottom of page